terça-feira, 1 de junho de 2010

Ufanismo

-------------------------------------------------------
Você sabia que o termo ufanismo, tal qual como é concebido, existe somente no Brasil? Mas, por quê? E o que é o ufanismo?
O termo surgiu a partir de uma obra do conde Afonso Celso (1860-1938), intitulada Porque me Ufano de meu País. O termo refere-se à auto-vanglorização do Brasil, na qual os seguidores da idéia, ou ufanistas, extrapolavam ao se vangloriar desmedidamente das riquezas brasileiras, muitas vezes expondo a si e ao país a uma situação que seria interpretada por outros como jactância, bazófia e vaidade.
E o que isso a ver com propaganda? O ufanismo foi bastante empregado na era da ditadura militar tupiniquim. Uma de suas peças mais conhecidas era um banner onde dizia: "Brasil: ame-o ou deixe-o!". Seria como dizer: "amigo, esse país é bom demais pra você. Se não está satisfeito, caia fora!". Mas, a propaganda ufanista era utilizada para para conseguir a simpatia do povo e induzi-lo a uma sensação de otimismo generalizado, visando esconder os problemas do regime.
Nesta época surgiram, então, os lemas e as músicas de apoio ao governo. As pessoas (principalmente as crianças) eram incentivadas a usar adesivos com a inscrição "Brasil: Ame-o ou deixe-o!" nas janelas dos automóveis, de casa etc.


Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário